clique aqui!
by Banner-Link

Letras: com todas as LETRAS
Make your own free website on Tripod.com
                                              MONTEIRO LOBATO   

( 1882-1948 )    Recusando-se a fazer a primeira comunhão, o menin0 José Bento Monteiro Lobato dava uma mostra de seu espírito irrequieto, escandalizando a família.
Na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco integra o grupo de O Minarete, onde a vida literária juntamente com Godofredo Rangel (com quem manteria pelo resto da vida uma notável correspondência, reunida em A Barca de Gleyre).
 Fez , na festa de formatura , um discurso tão violento que todos os bispos , padres e professores se retiraram da solenidade.
 Foi promotor em Areias, no Vale do Paraiba paulista e na mesma região, torna-se fazendeiro, herdando a propriedade do avô, o Visconde de Tremembé. Vende a fazenda, ,muda-se para São Paulo e compra a Revista do Brasil, fundando a Editora Monteiro Lobato, de cuja falência em 1926, surgiu a Companhia Editora Nacional.
Muda-se para o Rio de Janeiro e começa a escrever estórias para crianças, transformando-se no maior escritor brasileiro do gênero. Foi adido comercial do Brasil nos Estados Unidos ( 1927-1931) e , nas cartas que escreve nesse período, toma a defesa da economia e dos interesses brasileiros contra os trustes estrangeiros, denunciando o monopólio internacional que boicotava a exploração de nossas riquezas por nós mesmos.
 Preso em 1941, mesmo da cadeia continuou estimulando a Campanha do Petróleo do Brasil, que foi à falência, mas fez jorrar o petróleo na Bahia, pela primeira  em nosso solo. Empenha-se , ainda , na Campanha do Ferro; recusa-se a emtrar [ara a Academia Brasileira de Letras, através de um bilhetinho mal – criado; muda-se para a Argentina; volta ao Brasil e morre em 1948  ; saudado no túmulo por estudantes, faixas e um discurso do ator e amigo Procópio Ferreira, que fulminava:
  Agora os sem –vergonhas poderão agir à vontade : morreu Monteiro Lobato”.
Obras:
Conto
Urupês (1919)   -Idéias de Jeca –Tatu  (1918)   - Cidades Mortas  (1919)  -  Negrinha   (1920).
Romance
O Mundo da Lua (1923)   -O Macaco que se Fez Homem  (1923)   - O Choque das Raças ou o Presidente Negro (1926).
Jornalismo  
A Onda Verde  (1921)  - Problema Vital  (1946)  -
Epistolografia e Crítica
Mr Slang e o Brasil    (1929)    - Ferro (1931)   - América   (1932)   - Na Antevéspera ( 1933)   - O Escândalo do Petróleo  (1936)  -A Barca de Gleyre  (1944) 
Literatura Infantil   -    Reunida em 17 livros , que incluem:    O  Sítio do Pica-Pau Amarelo    - Reinações de Narizinho  etc.

Página Inicial

 

Próxima