clique aqui!
by Banner-Link

Letras: com todas as LETRAS
Make your own free website on Tripod.com

JOAQUIM MANUEL DE MACEDO

(1820-1882) Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, Estado do Rio de Janeiro, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro, e faleceu na cidade o Rio. Médico , jornalista , professor secundário, dramaturgo e romancista, obteve glória , literária em vida. 
De sua obra bastante volumosa merecem referência alguns poucos romances: A Moreninha, O Moço Loiro, Os Dois Amores, Vicentina, Mulheres de Mantilha. A obra que o consagrou perante a crítica e o público e a primeira. Muito embora seja um dos ficcionistas mais estimados do público leitor, particularmente das leitoras adolescentes, Macedo tem para a crítica valor quase que estritamente histórico. Deve-se-lhe a criação , nos leitores, do gosto pelo romance, e foi quem primeiro procurou imprimir feições brasileiras à nossa prosa de ficção, tanto nos motivos como na linguagem. Seus romances, girando em torno do amor, enquadram-se dentro do esquema romântico, sentimental e idealista. 
Dedicando-se à ficção urbana, retratou com bastante fidelidade, os usos e costumes da burguesia carioca. Esse é o seu forte, acrescentando-se-lhe a fluência e naturalidade de linguagem. 
Pontos negativos: caracterização psicológica dos personagens bastante frágil e superficial ; "a puerilidade dos entrechos" ; "a mediocridade das idéias". 

Página Inicial

 

Próxima