clique aqui!
by Banner-Link

Letras: com todas as LETRAS
Make your own free website on Tripod.com

Aula de 25/02/2002 - Profª Marcia Ligia Guidin - Teoria da Literatura

Por Marcio Menezes

Através desta matéria estudaremos as teorias relacionadas à produção da literatura.  Afinal, para que servem estas teorias?

·        Servem para compreender e analisar melhor os textos literários;

·        Para reconhecer os gêneros literários;

·        Para definir o que é literatura;

·        Para entender o foco narrativo (maneiras que o narrador utiliza para contar a história);

·        Para que servem e como são criadas as personagens.

Forma de reconhecermos e analisarmos o texto literário:

Prosa Poesia

Romances Sonetos

Contos Poesia Moderna

Poesia Égliga

J           Interpretar o texto tem por finalidade estabelecer a relação crítica com os textos, saber as intenções do autor e o que ele realmente quer dizer.

ANALISANDO O TEXTO:

Homenagem a Nilson de Souza (Fábio Comparato)

Por traz deste texto existe a intenção do autor em criticar a mídia e a forma preconceituosa em que ela trata as diferenças sociais, mais que isso, é  uma crítica às próprias diferenças sociais.

Não pode ser considerado um texto literário, pois é perecível, embora tenha preocupação estética e aspirações literárias.

Este texto é uma crônica.

 

Poema retirado de uma tira de jornal (Manuel Bandeira)

Neste poema existe uma descrição diferente da anterior, ele descreve num único parágrafo as condições: social, profissional, residencial e psicológica da personagem.

Mostra manifestações de alegria (bebeu, cantou, dançou), existe a gradação da relação dele com os outros, com o espaço físico.

O último verso causa uma inquietação no leitor pelo desfecho surpreendente.  Não há no poema nenhum sinal do motivo pelo qual ele tenha se matado.  As ações da personagem não combinam com o desfecho.

 

Enquanto Fábio Comparato mostra duas classes sociais e como a mídia às trata, Manuel Bandeira transforma essa notícia em poema, fazendo com que não se torne perecível. As características do texto de Manuel bandeira fazem a diferença, pois, o olhar do poeta para este acontecimento trouxe ESTÉTICA para o texto.

O texto de Fabio Comparato é para literário.  O texto de Manuel Bandeira é literatura, traz o mesmo recado com menos palavras e de forma mais intensa.

Escolheu as palavras, a emoção para emitir a mesma mensagem.  É absolutamente subjetivo.

Página Inicial

 

Voltar

Próxima