clique aqui!
by Banner-Link

Letras: com todas as LETRAS
Make your own free website on Tripod.com

Aula de 25/02/2002 - Profª Hiromi Shibata - Estrutura e Funcionamento de Ensino

Por Marcio Menezes

Critérios de Elaboração da Resenha e do Seminário

A resenha é um texto apresentando as informações, onde deve ser colocada uma análise crítica relacionada com o que foi discutido em sala.  Não basta ter a opinião do autor da obra, precisa conter também a opinião do aluno que está desenvolvendo-a.

         Deve aparecer uma síntese destacando as idéias principais do autor com as palavras do aluno.  Quando colocar as palavras do autor, que sejam entre aspas e com a página de referência.

Resenha

Apresentação:

Máximo de 02 páginas;

Resenha: Título (Cabe neste campo colocar os dados bibliográficos)

1º parágrafo                   

        Apresentação do texto e do autor (se possível)

        Qual assunto, o objetivo do autor ao tratar deste assunto.

Próximos parágrafos       

        Destacar as informações que contribuem para fundamentar os objetivos do autor (idéias, argumentos do autor para justificar o objetivo dele).

Últimos parágrafos          .

        Opinião do autor da resenha (aluno) fundamentada nos conhecimentos e estudos desenvolvidos através dos textos, das aulas.

 

A linguagem da resenha não deverá ser descritiva e sim mais dialogada, mais argumentada.  O objetivo principal do professor na aplicação da resenha é desenvolver a consciência crítica do aluno por meio da leitura e do estudo, desenvolvendo a sua argumentação.

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

O que é educação?

Educação é uma prática social inerente ao homem, sua língua é desenvolvida por meio de um processo educacional.  Ela tem sentido a medida que situada em determinado contexto histórico e espaço geográfico.  Não podemos esquecer que existem “educações” e não uma educação universal.

         Estaremos estudando a estrutura e o funcionamento da educação escolar no Brasil e quais fatores interferem no processo educacional.

 

         Enfoques importantes:

·        A educação vem do contexto social, o dia-a-dia do educando interfere nisso;

A realidade do Sistema Capitalista também interfere na educação;
O regime assalariado sustenta o Capitalismo;
Mudanças significativas a partir da década de 50 (Est. Unidos e Europa) e de 80 no Brasil passa-se a explorar mais o trabalho intelectual do que o braçal, e existir então a mais valia relativa, cuja exploração se dá por meio do trabalho intelectual deixando para traz a mais valia absoluta que explorava o trabalho físico.
Passamos do “fordismo” para o “toyotismo”, acabando a produção seriada sendo substituída por uma produção mais flexível.
Globalização:        
O super enriquecimento da minoria e o empobrecimento da massa.
Ascensão do capitalismo (renovado e fortalecido)
Diferença social cada vez mais acentuada
O capitalismo existe graças a divisão social e a produção da miséria social, é o proletariado de um lado e o proprietário de outro.  Quanto maior for a miséria, maior o fortalecimento do Capitalismo.
A globalização tende a trazer a educação informatizada à sociedade formando profissionais e principalmente consumidores de informática.

Página Inicial

 

Voltar

Próxima